domingo, 24 de junho de 2012

GUINÉ-BISSAU:UM PAÍS ENTRE A ESPADA E A PAREDE


MUNDO
Democracia por um fio
Situação política e militar ainda tensa na Guiné Bissau
Texto E. Assunção | 24/06/2012 | 18:00
A dois meses do golpe de estado de 12 de abril, o caminho da democracia é lento e frágil. Sob o controle da CEDAO, as tropas angolanas deixaram o país, nas últimas semanas, cedendo o lugar a uma força internacional africana
A vida decorre dentro de uma certa normalidade. As dificuldades e os problemas quotidianos são muitos, conta Matteo Ghiglione, um cooperante italiano em Bissau. “O novo governo mudou todos os cargos públicos, o que está a criar problemas. A situação política e militar é ainda tensa. Os problemas não estão nada resolvidos”. Há liberdade de movimentos, mas “não são permitidas manifestações”. Grupos de jovens fizeram várias tentativas para se reunirem, para protestarem contra o golpe de estado e os golpistas, “mas os militares intervieram imediatamente para os impedir”.

Os países da comunidade económica da África Ocidental (CEDAO) enviaram uma missão militar internacional para a Guiné. Aquarteladas em vários locais, as tropas estrangeiras queixam-se das péssimas condições. Parece que “não apreciaram os recursos de que dispõem e ainda falta perceber o papel que lhes está destinado”. Quanto aos militares da Guiné-bissau, “é difícil definir uma linha clara”, assim como não se percebe como é que eles “estejam a movimentar-se, até porque no seu interior parece que estejam divididos”.

Por seu lado, a sociedade civil está a movimentar-se. “Há iniciativas de grupos de jovens que começaram a encontrar-se e a organizar encontros de formação entre eles para acompanhar esta fase”. Mas estas movimentações são complicadas, uma vez que existe “a falta do direito de expressão”, embora várias “associações de jovens estejam a organizar-se”. Há iniciativas que “merecem ser acompanhadas, sobretudo aquelas que apoiam as escolas, a formação das mulheres”. No meio de uma forte instabilidade política, “o trabalho torna-se ainda mais difícil e corre o risco de se limitar apenas a ajuda e resolução de emergências”. A cooperação terá de “saber superar esta fase e situar-se na lógica do desenvolvimento”.

GUINÉ-BISSAU:STOP,STOP,STOP

ESTE VIGARISTA QUER REGRESSAR AO PODER SEM PASSAR PELAS URNAS.

DEVE SER!?

GUINÉ-BISSAU:ASSALTO AO PODER DUMA FORMA ILEGAL POR PARTE DE ANTÓNIO INJAI,O VIGARISTA

A PROPÓSITO DO ARTIGO DE SERIFO DJALÓ NO D.C.



"O que passa neste momento na praça de Bissau é muito lamentável e preocupante. António Indjai auto-proclamou-se o Co-Presidente. Agora todas as nomeacões que o SERIFO CEDEAO NHAMADJO pretende fazer deve ainda consultar Antonio golpista Indjai e Kumba golpista Yala. É UMA ORDEM PARA SER CUMPRIDA. Durante esta semana o Co-Presidente não foi visto no estado maior (sumiu) mas ao que se sabe ele passa todo o tempo reunir com Kumba Golpista Yala.
 
O Co-Presidente já começa a questionar sobre a presença da CEDEAO no país. Não há guerra porquê devem ficar na Guiné até a realização das eleições? Ainda ele já foi informado atraves do seu colega do Senegal(quem paga universidade) para seu filho que Senegal pretende criar uma frente apartir de São-Domingos para combater a rebelião, esta ideia não caiu bem no seio dos oficiais da FA.
 
Antonio golpista Indjai e Kumba golpista Yala não ficaram satisfeitos com a chamada do Desejado Lima da Costa pelo SERIFO CEDEAO NHAMADJO para retomar as suas funções na CNE, porque queriam que fosse um juristinha de nome ANTÓNIO GOLPISTA SEDJA MAN. Muitos Antonios na Guiné. ANTÓNIO GOLPISTA INDJAI, ANTÓNIO GOLPISTA ARTUR SANHA, ANTÓNIO GOLPISTA SEDJA MAN, ANTÓNIO GOLPISTA KUMBA YALA, ANTÓNIO GOLPISTA HENRIQUE P.ROSA, ANTÓNIO GOLPISTA AFONSO TÉ, ANTÓNIO GOLPISTA SERIFO BALDE e muitos e muitas Antonios e Antonias(Adja Satu Camara)."


MEUS IRMÃOS,SÃO MANOBRAS MUITO PERIGOSAS.É PRECISO AGIR E RAPIDAMENTE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.


PERGUNTO:


ONDE É QUE ESTÃO OS PARTIDOS POLÍTICOS ?
HOUVE OU NÃO A REACÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL? 
ONDE É QUE ESTÃO OS SINDICATOS?
DE QUÊ QUE A FRENTE ANTIGOLPE ESTÁ À ESPERA?  

GUINÉ-BISSAU:CUIDADO COM AS MOVIMENTAÇÕES DE KUMBA IALA!!!

QUEM NÃO QUER KUMBA IALA NO PODER ,TINHA QUE COMEÇAR A COMBATE-LO DESDE ONTEM OU COMEÇAR DESDE JÁ ANTES QUE SEJA TARDE.


"QUEM AVISA AMIGO É" 

GUINÉ-BISSAU:QUEM DEVE ORGANIZAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES ?

 AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS E PRESIDÊNCIAS NA GUINÉ-BISSAU DEVEM  SER ORGANIZADAS PELAS  NAÇÕES UNIDAS,OUA,CEDEAO,CPLP E EM COLABORAÇÃO COM A UNIÃO EUROPEIA , PARTIDOS POLÍTICOS E SOCIEDADE CIVIL.CASO CONTRARIO VAMOS ENTRAR NUM CICLO DE VIOLÊNCIA QUE NUNCA MAIS TERMINA.
QUE FIQUE BEM CLARO. 

GUINÉ-BISSAU:É PRECISO TRAVAR AS MANOBRAS DE ANTÓNIO INJAI E KUMBA IALA

AS MANOBRAS DE KUMBA IALA E DE ANTÓNIO INJAI DEVEM SER TRAVADAS PORQUE PODEM TRAZER CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS.