quarta-feira, 22 de maio de 2013

G.BISSAU

                UM PASSO GIGANTE


A China vai construir o Palácio da Justiça da Guiné-Bissau, que deverá estar pronto em 2014, nos termos de um acordo rubricado hoje.

A construção do Palácio da Justiça está orçada em cerca de 11 milhões de euros, segundo uma fonte do Ministério da Justiça guineense. As obras deverão ter início dentro de dois meses e o Palácio devera estar pronto para ser entregue às autoridades de Bissau no próximo ano.

A assinatura do acordo foi presenciada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça guineense, Paulo Sanhá, pelo Procurador-Geral da Guiné-Bissau, Adbu Mané, e pelo ministro da Justiça, Mamadu Saido Baldé, que disse que o ato "é a concretização de um sonho antigo".

O Palácio, a ser erguido de raiz na zona de Brá, periferia de Bissau, num terreno situado ao lado da embaixada de Angola e do Palácio do Governo, também construído pela China, deverá ter quatro blocos onde vão funcionar a Procuradoria-Geral, o Supremo Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e o Tribunal Administrativo.

O projeto contempla ainda uma sala de julgamentos, mas não irá albergar o Ministério da Justiça.

O ministro da Justiça guineense disse ser "um grande projeto para a construção de uma cidade judiciária", com a qual a Guiné-Bissau terá um palácio que "honrará o poder judicial".

Baldé lembrou que, com a construção do Palácio da Justiça, a China completará todos os órgãos de soberania, uma vez que construiu o Palácio do Governo e o Palácio da República, este danificado com a guerra civil de 1998/99 (e que ainda não foi entregue às autoridades guineenses).

O representante do governo chinês no ato de assinatura do contrato de construção do Palácio da Justiça, Yuan Wei, disse que o seu país pretende ver reforçados os laços de amizade com a Guiné-Bissau, país que espera venha a ter uma estabilidade duradoura.

Entre as obras emblemáticas na Guiné-Bissau construídas pela China destacam-se também a Assembleia Nacional, o Estádio Nacional, o Hospital Militar de Bissau e o principal hospital da zona norte do país, situado em Canchungo.

LUSA


G.BISSAU

                    JOGO SUJO

UM POLITICO VISIONÁRIO NÃO PRECISA DE PRENDER DOMINGOS PEREIRA PARA GANHAR ELEIÇÕES. EU,CONHEÇO DOIS POLITICOS DA GUINÉ-BISSAU QUE NÃO FARIAM UMA COISA DESSAS: AGNELO REGALA (UM) E ALBERTO NAMBEIA(PRS).TPanaque

G.BISSAU

nota:A VERDADE NÃO TEM PREÇO.TPanaque

vejam a história...


Impulso


A minha fortuita posição de cidadão, ainda por cima esclarecido, valeu-me ter presenciado toda a nossa tragédia enquanto País desde 1980. E que tragédia vivemos! O ambíguo contraponto entre alguma ficção que aqui tenho escrito e a realidade que assistimos no dia-a-dia constitui o cerne do blogue Ditadura do Consenso. Coincidência? Nenhuma. Parecenças? Também não. A precisão com que descrevo o presente envenenado que foi a nossa vida praticamente desde a independência, há quase 40 anos, a quase futurologia que teimo em não parar de fazer sobre o destino do nosso povo, e do nosso País; a frieza que o passado não pára de me trazer, surpreendendo-me sempre, faz de mim um típico sobrevivente. Muito mais até do que aqueles que lutaram com valentia e destreza nas matas da Guiné-Bissau. Aliás, se repararem bem, as técnicas de sobrevivência do guineense são de tal forma impressionantes que fizeram com que me mantivesse vivo durante todo esse tempo – umas vezes era eu o espancado, outras vezes um espectador impotente.

Durante o fugaz período de dez anos, os meus olhos assistiram a muita tragédia no meu País. Fotografei inúmeros cadáveres, alguns de amigos, suportando olhares de espanto e de desprezo. Ainda hoje, alguns, poucos, arriscam um ou outro comentário. Pusemos, que é como quem diz, uma pedra sobre o assunto. No entanto, algumas dessas pessoas esforçaram-se, e de que maneira, para garantir que a Guine‐Bissau, quase 40 anos depois de proclamar a sua independência, continuará a ser um dos países mais pobres do mundo. Desanco-os um dia destes...

E porque tudo o que aqui tenho escrito – e isto é muito importante – está impregnado de um espírito para além do trágico que me toca particularmente, por estar de certa forma muito próximo das coisas que os meus olhos viram, que são, para mim, o que os guineenses conseguem exprimir de mais parecido com o espírito das tragédias que temos presenciado com o credo na boca. Ah, e mesmo assim sem fazer nada. Isso é o que mais faltava! A única coisa que muda com a 'porcaria' que é Ditadura do Consenso é que os ofendidos ameaçam, às vezes, muito poucas até, responder com armas e não apenas com indignação e/ou tribunais. É que na minha cultura existe o direito a publicar porcarias - ainda que poucas. E ainda bem que assim é. E tudo isto reflecte o País que somos. O País presente e, se tivermos o azar de lá chegar, o futuro. O único consolo que me resta? O nao haver vida eterna... AAS

FONTE: DITADURA DO CONSENSO

G.BISSAU

O PRS PODE SAIR MUITO LESADO,SE O DOMINGOS PEREIRA FOR PRESO OU IMPEDIDO DE PROSSEGUIR O TRAJECTO  POLITICO.O ALBERTO NAMBEIA(PRESIDENTE DO PRS) É UM POLITICO E PESSOA QUE   NÃO GOSTA DESTAS NOVELAS.TPANAQUE

G.BISSAU

nota:QUEM É QUE TEM  PLANOS DE PRENDER O SR. DOMINGOS PEREIRA ???!!! PORQUÊ E PARA QUÊ ???!!! NÃO FAZ SENTIDO PRENDER DOMINGOS SIMÔES PEREIRA PORQUE SÓ COMPLICA MAIS AS COISAS.SER  PRESIDENTE OU NÃO DO PAIGC,NÃO É O FIM DA GUINÉ-BISSAU.TPanaque

vejam a história...


ÚLTIMA HORA: A INTENÇÃO DE PREENDER DOMINGOS SIMÕES PEREIRA JÁ ESTÁ NO AR

O Progresso Nacional sempre disse que havia uma intenção clara de
prender Domingos Simões Pereira para condicionar os seus movimentos
e todo o seu sucesso politico. Tivemos acesso a uma notificação do 
Tribunal Militar que convoca Domingos Simões Pereira para se 
apresentar amanhã dia 23 de Maio as 10:00 h no tribunal militar 
de Bissau

DOMINGOS NÓS JÁ TINHAMOS AVISADO QUE TEM MEDO DA

TUA VITÓRIA. MAS O POVO VAI SE LEVANTAR PARA LHES DIZER

BASTA. BÔ SINTA BÔ SUKUTA.

NÓS JA VOLTAMOS COM MAIS INFORMAÇÕES.
fonte:Progresso Nacional

G.BISSAU

HÁ MUITO TEMPO QUE O ANTÓNIO INJAI DEVIA ABANDONAR O CARGO DO CEMGF DA GUINÉ-BISSAU.TPanaque