sábado, 11 de agosto de 2012

GUINÉ-BISSAU: DITADURA FORA DO NORMAL...!!!

COMO É QUE A DIÁSPORA, PODE PARTICIPAR NO PROCESSO ELEITORAL DO PRÓXIMO ANO, SE OS EMBAIXADORES DA GUINÉ-BISSAU NOS RESPECTIVOS PAÍSES, ONDE VIVEM A MAIOR PARTE DOS NOSSOS EMIGRANTES, ESTÃO A SER CORRIDOS À FORÇA TODA...??? OS ENCARREGADOS DE NEGÓCIOS É QUE IRÃO ORGANIZAR AS ELEIÇÕES NA DIÁSPORA...??? É TUDO "TRETA"...!!! vejam a história...

Quinta-feira, 9 de Agosto de 2012


Guiné-Bissau: OLHAR A DIÁSPORA




Governo transição vai organizar conferência quadros da diáspora em setembro

09 de Agosto de 2012, 16:20

Bissau, 09 ago (Lusa) - O Governo de transição da Guiné-Bissau anunciou hoje vai organizar no próximo mês de setembro a primeira conferência de quadros guineenses radicados na diáspora.

Em declarações à agência Lusa, Idelfrides Gomes Fernandes, secretário de Estado das Comunidades guineenses, instituição afeta ao ministério dos Negócios Estrangeiros referiu que a conferência juntará 60 guineenses oriundos de África, Europa e América.

O encontro deverá decorrer de 20 a 24 de setembro, dia da independência da Guiné-Bissau. Todas as despesas dos participantes, desde viagem, alimentação e estadia, serão custeadas pelo Governo de transição, acrescentou Idelfrides Fernandes.

"Nós achamos que temos que dar muita atenção à diáspora guineense. A diáspora constitui uma preocupação deste Governo. Achamos que devemos organizar uma conferência, aqui em Bissau para debatermos questões que afligem a diáspora e também ouvir as preocupações dessas pessoas em relação ao país", disse o secretário de Estado das Comunidades.

Sob o lema "Nô Pensa Diáspora" - pensemos a diáspora, em crioulo - a conferência também servirá para o Governo de transição homenagear "aqueles guineenses que se destacaram na emigração", acrescentou Idelfrides Fernandes.

O governante precisou que a conferência também será palco para uma discussão sobre a forma que possa levar o Governo a entender como poderá criar condições para que a diáspora possa participar nas próximas eleições simultâneas do país.

"Já tivemos dois processos eleitorais em que a diáspora não participou, isso é complicado. O Governo de transição quer resolver esta questão dando oportunidade aos guineenses na diáspora para que possam participar nas próximas eleições gerais do ano que vem", indicou ainda Idelfrides Fernandes.

O secretário de Estado das Comunidades guineenses precisou que os convites serão dirigidos às associações de emigrantes na Gâmbia, Senegal, Cabo Verde, Guiné-Conacri, Marrocos, Portugal, França, Espanha, Luxemburgo, Inglaterra, Suíça, Holanda, Brasil e Estados Unidos.

Serão as associações que irão indigitar os seus representantes para a conferência.