sexta-feira, 24 de maio de 2013

G.BISSAU

nota:OS ALUNOS DEVEM REGRESSAR AS AULAS PORQUE A ESCOLA NÃO É CULPADA DE NADA.TPanaque

vejam a história...


AS ESCOLAS REABRIRAM HOJE MAS ALUNOS NEM SOMBRA DELES

Apelamos a todos os alunos do ensino secundário a regressarem as aulas na
segunda feira sem falta. A educação é o caminho do sucesso.
fonte:Progresso Nacional

G.BISSAU

"OU SIM OU NÃO.PALAVRA DO CHEFE."TPanaque
 O Partido da Renovação Social leva ao conhecimento do povo guineense e da comunidade internacional as decisões da reunião da Comissão Executiva, no domingo dia 19 do corrente, depois de aturada análise da situação política atual, à luz da soberana assinatura de um Memorandum de Entendimento com o PAIGC.

A Comissão Executiva do Partido da Renovação Social, além de uma inequívoca solidariedade, deliberou por unanimidade ratificar o Memorando de Entendimento, ao mesmo tempo que encorajou o Presidente Alberto Mbunhe Nambeia e a equipa negocial chefiada pelo Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira, em prosseguirem na defesa intransigente das medidas contidas no Memorandum de Entendimento, porque só assim se encontrarão as mais adequadas soluções para a grave crise política e institucional em que se encontra mergulhado o País de há um ano a esta parte.

O PRS na sua qualidade de Partido responsável e coerente 

com a sua linha de orientação estratégica saída do último 

Congresso, não porá em causa, de modo nenhum, os 

legítimos interesses do povo, em detrimento de outros 

interesses que se perfilam e se esgrimem no debate que 

anima a remodelação governamental.

Apesar de compreendermos as 

preocupações dos nossos irmãos do 

Fórum, queremos reafirmar que para 

nós a procura duradoura de soluções 

que nos à conduzam à estabilidade 

constitui a máxima prioridade.

O Partido da Renovação Social mais não fez do que acolher de forma mais abrangente a inclusão tal como é entendida por nós e pela comunidade internacional. Por isso, numa verdadeira manifestação de patriotismo e de maturidade política, e sem calculismos eleitoralistas, tentou, desde Janeiro último, sentar à volta da mesma mesa os mais variados atores políticos e sociais para que pudéssemos debruçar sobre os estrangulamentos recorrentes que conduzem aos ciclos de violência e instabilidade, e conseguíssemos descortinar consensualmente as melhores soluções.

Mau grado os sucessivos boicotes, o Partido da Renovação Social manteve-se fiel aos seus princípios, e em nome dos superiores interesses do nosso povo, e da difícil conjuntura porque o País atravessa, resolveu enveredar pela via das negociações com o PAIGC, a fim de, num primeiro momento encontrarmos em comum pontos de convergência, para depois numa segunda fase, os levássemos ao encontro de mais consensos com outras formações políticas.

Independentemente da bondade das sugestões, nesse sentido, oriundas dos nossos parceiros internacionais, o Partido da Renovação Social sempre preconizou as soluções internas para a saída da nossa grave crise. Mas nem por isso deixou de acolher os melhores conselhos de toda a comunidade internacional aqui presente, que se congratulou com o entendimento alcançado entre as partes, nas pessoas do Representante da União Africana, da CEDEAO, da União Europeia e do Secretário-geral das Nações Unidas, os quais agradecemos pelo carinho e abnegação manifestadas nas suas incansáveis e prestimosas acções em juntar as partes para que o diálogo chegasse a bom porto entre o PRS e o PAIGC.

O Memorandum de Entendimento testemunha de forma inequívoca a maturidade de dois grandes partidos da cena política nacional, que se abstiveram das suas divergências, para, num grande gesto patriótico, fazerem história, com a presença e o consentimento da comunidade internacional aqui representada pelos seus diplomatas que não têm poupado esforços no sentido de ajudar o País a sair do bloqueio internacional imposto.

O Partido da Renovação Social, julga ter feito uma interpretação correta da inclusão, por isso a posição por ele defendida é, e será sempre no interesse do que é melhor para a Guiné-Bissau. Se hoje o melhor parceiro para atingir esse objetivo for o PAIGC, tanto melhor.

O PRS apesar de reconhecer a grande importância de apor a sua assinatura nos documentos de revisão a submeter à ANP, não votará qualquer documento sem antes saber, qual o posicionamento a adotar num governo de inclusão.

O Partido da Renovação Social não se furtará à 

responsabilidade que tem perante o povo 

guineense, por isso, e no interesse do nosso povo procurará acautelar as medidas inseridas no Memorandum de Entendimento como forma de defender os superiores interesses da Nação guineense.

O PRS reafirma firmemente a sua vontade na realização de eleições para Novembro deste ano, por isso apela o povo guineense à mobilização geral para participar massivamente na campanha de registo de nascimento com vista ao recenseamento nacional.

A Comissão Executiva exorta a todos os seus 

militantes, dirigentes e a população em geral a se 

manterem firmes e confiantes na certeza, porém, 

de que a Direcção Superior do Partido saberá 

defender e salvaguardar os nobres ideais e 

princípios que nortearam a fundação do Partido e 

consequentemente, estar na vanguarda dos seus 

legítimos interesses.


Alberto Mbunhe Nambeia

Presidente

G.BISSAU

nota:A "GUIGUI" (TACIANA LIMA) VAI GANHAR.TP

vejam a história...


Os judocas brasileiros já conhecem os adversários de estreia no World Masters e o caminho na luta pelo título do torneio, que será realizado em Tyumen, na Rússia, neste fim de semana. O combate que mais chamou a atenção envolve Sarah Menezes, na categoria até 48kg. A campeã olímpica medalhista de bronze em 2011 e 2012 no World Masters vai enfrentar a também brasileira Taciana Lima, que agora compete por Guiné-Bissau. No mesmo peso, que será disputado neste sábado, Gabriela Chibana vai encarar a mongol Urantsetseg Munkhbat.
Também no sábado, na categoria até 52kg, Eleudis Valentim luta com a espanhola Laura Gomez e Érika Miranda vai pegar a francesa Priscilla Gneto. Na categoria até 57kg, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva vão enfrentar a japonesa Megumi Ishikawa e a sul-coreana Jan-Di Kim, respectivamente. Já Katherine Campos (até 63kg) vai lutar com a austríaca Kathrin Unterwurzacher.
No masculino, na categoria até 60kg, Felipe Kitadai estreia contra Ilgar Mushkiyev, do Azerbaijão, e Diego Santos enfrenta Amartuvshin Dashdavaa, da Mongólia. No sábado, Luiz Revite (até 66kg) enfrentará o israelense Golan Pollack e Bruno Mendonça (73kg) vai lutar contra Nugzar Tatalashvili.
"De uma maneira em geral, achei que o sorteio foi bom para os brasileiros, já que numa competição desse nível não dá para escolher quem vai enfrentar. É uma competição muito forte mas a maioria dos adversários já são conhecidos dos atletas que tiveram contatos com eles nos treinamentos de campos que participaram ou em competições", analisou o técnico Luiz Shinohara.
No domingo, competem Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Renan Nunes (100kg), Luciano Correa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).
Campeão em 2012, Rafael Silva pode aproveitar a ausência do francês Teddy Riner para faturar o bicampeonato do World Masters. Na primeira rodada, o peso pesado vai encarar o vencedor da luta entre o russo Renat Saidov e o egípcio Islam El Shehaby. Já Mayra Aguiar, que também foi campeão no ano passado, lutará com o vencedor do combate entre a croata Ivana Maranic e a ucraniana Victoria Turks.
Líder do ranking, Victor Penalber também vai estrear na segunda rodada, diante do vencedor da luta entre o francês Loic Pietri e o russo Ivan Nifontov. Tiago Camilo, bronze no World Masters de 2012, vai lutar com o francês Ludovic Gobert na primeira rodada.
Conheça os adversários dos judocas brasileiros na estreia no World Masters:
Masculino
60kg
Diego Santos x Amartuvshin Dashdavaa (Mongólia)
Felipe Kitadai x Ilgar Mushkiyev (Azerbaijão)
66kg
Luiz Revite x Golan Pollack (Israel)
73kg
Bruno Mendonça x Nugzar Tatalashvili (Geórgia)
81kg
Victor Penalber x Ivan Nifontov (Rússia) ou Loic Pietri (França)
90kg
Tiago Camilo x Ludovic Gobert (França)
100kg
Luciano Correa x Ramadan Darwish (Egito)
Renan Nunes x Elkhan Mammadov (Azerbaijão)
+100kg
David Moura x Iurii Krakovetskii (Casaquistão)
Rafael Silva x Islam El Shehaby (Egito) ou Renat Saidov (Rússia)
Feminino
48kg
Gabriela Chibana x Urantsetseg Munkhnat (Mongólia)
Sarah Menezes x Taciana Lima (Guiné-Bissau)
52kg
Eleudis Valentin x Laura Gomez (Espanha)
Erika Miranda x Priscilla Gneto (França)
57kg
Ketleyn Quadros x Megumi Ishikawa (Japão)
Rafaela Silva x Jan-Di Kim (Coreia do Sul)
63kg
Katherine Campos x Kathrin Unterwurzacher (Áustria)
70kg
Maria Portela x Seongyeon Kim (Coreia do Sul)
78kg
Mayra Aguiar x Ivana Maranic (Croácia) ou Victoria Turks (Ucrânia)
+78kg
Maria Suelen Altheman x Aleksandra Babintceva (Rússia) ou Jung Eun Lee (Coreia do Sul)
Rochele Nunes x Heidy Abreu (Cuba). A TARDE

G.BISSAU

UM GOVERNO QUE SÓ TEM MAIS 5 DIAS DE VIDA CONTINUA A PRENDER OS CIDADÃOS.TP

vejam a história...


O jornalista Sumba Nansil foi detido hoje, em Bissau. Desconhece-se o motivo da detenção. AAS

fonte: Ditadura do Consenso

G.BISSAU

nota: OS MINISTROS NÃO PODEM  SER "TACANHOS" .TP



vejam a história...


PARTIDOS A PROCURA DE NOMES CONSENSUAIS PARA FUNÇÕES DE MINISTRO

A Direcção Superior de cada partido têm-se desdobrado em reuniões para
procura nomes consensuais entre si para os vários cargos ministeriais.
Enquanto o PAIGC ainda anda a deriva, o PRS, um partido em franco
crescimento já escolheu os seus Ministros e quando tiver luz verde vai
anunciar os nomes dos seus Ministros. Oxalá que tinhamos pessoas
mais competentes e responsavéis neste novo Governo.

fonte:Progresso Nacional