sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

G.BISSAU

O Representante Permanente do Brasil nas Nações Unidas e Presidente do Grupo Encarregue da Guiné-Bissau junto da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz, António Patriota, afirmou a necessidade de uma «liderança política comprometida com o progresso para o desenvolvimento da Guiné-Bissau».
Em conferência de imprensa onde fez o balanço da sua visita de quatro dias ao país, António Patriota sublinhou que existem elementos para o progresso da Guiné-Bissau, desde os seus recursos naturais até à exportação de produtos naturais para o estrangeiro.

«É um país que tem os seus vizinhos, hoje, também comprometidos com o seu desenvolvimento, onde se observam regimes democráticos empenhados no progresso do seu desenvolvimento», referiu o diplomata brasileiro.

Em relação ao processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau, Patriota disse ter sido informado por parte do Governo de transição, através do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), acerca dos trabalhos «acelerados» de recenseamento de forma a manter a data de 16 de Março para a ida às urnas. O Representante Permanente do Brasil na ONU informou que esta é também a posição da Comunidade Internacional.

Interrogado sobre um possível prolongamento do período de recenseamento eleitoral, António Patriota disse que o assunto compete às autoridades de transição, por consenso nacional entre as partes.

O diplomata destacou ainda que a cooperação entre a Guiné-Bissau e a comunidade internacional será retomada após as eleições, em várias áreas, de entre as quais mencionou o fortalecimento das capacidades institucionais, dos direitos civis, a melhoria das infraestruturas e da economia.

«Reitero que o fundamental neste momento é o restabelecimento da ordem constitucional através do processo eleitoral, para que a cooperação internacional possa ser retomada dentro do esperado», informou António Patriota, destacando ainda o papel da Mulher guineense no rendimento da economia do país e na sua agenda de promoção da igualdade de género.

Nesta conferência de imprensa participaram o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, o Representante da União Europeia e o Embaixador da França na Guiné-Bissau.



 António Patriota

G.BISSAU

O POVO AINDA NÃO TEM A OPINIÃO FORMADA SOBRE EM QUEM VOTAR COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRIMEIRO MINISTRO EM 16 DE MARÇO DE 2014.
                     
"O POVO É QUEM MAIS ORDENA"

G.BISSAU

"O POVO NÃO ACEITARÁ "ELEIÇÕES FRAUDULENTAS."TPanaque

"O POVO É QUEM MAIS ORDENA"