segunda-feira, 6 de maio de 2013

G.BISSAU

Projeto financiado pela UE e Portugal apoia 200 apicultores da Guiné-Bissau.


Duzentos apicultores do leste da Guiné-Bissau estão a beneficiar de um projeto apoiado essencialmente pela União Europeia e Portugal e que "produziu" quase três toneladas de mel só no primeiro ano de trabalho.
O projeto teve a duração de 38 meses e terminou hoje simbolicamente em Bissau, com a inauguração de uma exposição de fotografias e um debate sobre o tema "A apicultura no contexto do desenvolvimento rural".
Financiada em 75 por cento pela União Europeia e os restantes pela cooperação portuguesa e o governo da Guiné-Bissau (oito por cento), num total de 620 mil euros, a melhoria e reforço da apicultura na Guiné-Bissau foi desenvolvida pela União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA), pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, pelo Instituto Politécnico/Escola Superior Agrária de Bragança e por uma organização não-governamental local, Aprodel.visão

G.BISSAU

ESTAMOS ENTREGUES AOS BICHOS !!!TP


Território marítimo da Guiné-Bissau entregue à marinha da 
Nigéria
O Chefe do Estado Maior-geral das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, anunciou que o território marítimo guineense vai ser entregue ao Estado-maior da Marinha da República Federativa da Nigéria.
António Indjai fez o anúncio à saída do encontro que manteve com o Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo, com a participação da delegação das Forças Armadas da Nigéria, chefiada pelo Comodoro Uié Delé.

«Pedimos à CDEAO, à sua força marítima e, especialmente, à Nigéria, que protejam o nosso mar da pirataria e do narcotráfico, porque não temos meios para patrulharmos o nosso mar», disse António Indjai.

Por outro lado, o Chefe das Forças Armadas guineenses já confirmou a presença desta delegação no país, que brevemente irá dar início às operações de patrulhamento nas águas territoriais da Guiné-Bissau.

Depois do Presidente de transição, a delegação foi igualmente recebida pelo Ministro do Interior, António Suca Ntchama, tendo seguido para o Comando-geral da Guarda Nacional, para proceder ao levantamento dos meios operativos desta direcção, através da sua Brigada da Guarda Costeira.LD

G.BISSAU

90% DOS QUE VIVEM NOS CENTROS URBANOS DA GUINÉ-BISSAU SÃO:


1-LUMPENS
2-VIGARISTAS (POLITICOS E OUTROS)
3-CHARLATÕES (POLITICOS E OUTROS)
4-ATRASADOS MENTAIS 
5-NEURO-AMPUTADOS
6-LADRÕES
7-PROSTITUTAS
8-PEDINTES
9-ESPECIALISTAS EM CAMBALACHOS (POLITICOS E OUTROS)
10-MENTIROSOS (POLITICOS E OUTROS)
11-PREGUIÇOSOS
12-OPORTUNISTAS (POLITICOS E OUTROS)
13-HABILIDOSOS 
14-MAFIOSOS (POLITICOS E OUTROS)
15-GOLPISTAS (MILITARES E POLITICOS)
16-ANALFABETOS 
17-INCOMPETENTES (POLITICOS E OUTROS)

COMO É POSSIVEL ORGANIZAR E DESENVOLVER O PAÍS COM ESSE TIPO DE GENTES...???!!!

G.BISSAU

nota:A UNIÃO PARA MUDANÇA É UMA FORMAÇÃO POLITICA DE GENTES DECENTES E RESPONSÁVEIS.É UM PARTIDO POLITICO QUE DEVE CRESCER RAPIDAMENTE PORQUE MERECE.TUDO O QUE ESSES HOMENS ANDARAM E ANDAM A FAZER DESDE O GOLPE ,É PARA O BEM DO POVO GUINEENSE.O POVO DEVE APOIAR ESSA FORMAÇÃO POLITICA. ELES ESTÃO DE PARABENS.TPanaque


UNIÃO PARA MUDANÇA RESPONSABILIZA PAIGC e PRS





O presidente da União para a Mudança (UM), Agnelo Regala responsabilizou hoje o PAIGC e o PRS pelo impasse político que se verifica e disse que tal situação pode conduzir o País à uma situação de derrapagem com consequências imprevisíveis.

O presidente da UM criticou a atitude destas duas formações políticas e disse que pretendem perpetuar-se no poder de forma ilegítima e alertou para os efeitos perniciosos da atual situação política para presente campanha de comercialização da castanha de caju, com consequência desastrosas para a população e a economia do país.

A UM se congratulou com os trabalhos da comissão alargada da Assembleia Nacional Popular(ANP), que resultaram na adoção de um roteiro para a transição e que permitiria a Guiné-Bissau realizar eleições gerais este ano e, consequentemente, o retorno a normalidade constitucional desejado pelo povo guineense e a comunidade internacional.

"Existem na ANP e no governo forças adversas ao retorno à normalidade constitucional, numa clara tentativa de bloquear todo o processo, que parecia entrar no bom caninho", disse. Regala que considerou errónea a interpretação que os deputados fazem do acordo de devolução do poder à ANP.

“ ANP não pode funcionar com uma agenda própria, ela deve alinhar-se com outros órgãos de soberania e com atores político-sociais e a sociedade em geral, na busca de soluções e na implementação de uma agenda de transição única, guiada pelo pacto e o acordo político", referiu o líder da UM

Perante este cenário de bloqueio a que se assiste, Regala apela ao Presidente da República para assumir as suas competências e atribuições constitucionais em conformidade com “as propostas para uma agenda da segunda fase de transição política inclusiva”, apresentada pela União para a Mudança.
Afirmou que o roteiro é um elemento chave que pode abrir portas para as negociações e um entendimento com a comunidade internacional.


fonte:Povu ka Burru

G.BISSAU

         nota:MAS ISTO É ASSIM...???!!!TPanaque


O chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, afirmou hoje que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai apoiar o país "muito brevemente" na vigilância marítima contra tráfico de droga e outros crimes.

"Pedimos à CEDEAO para que nos apoie na vigilância dos nossos mares contra a pirataria, o narcotráfico, que é falado, porque não temos meios para vigiar o nosso mar. Pedimos apoios à Marinha da CEDEAO especialmente à Nigéria, que vai colocar aqui os seus barcos para o efeito", disse o general Indjai, à saída de uma audiência com o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo.
Acompanhado por uma delegação de militares nigerianos que se encontra em Bissau, António Indjai garantiu que a ajuda da CEDEAO já se encontra no país.
"Já cá estão. Vão-nos apoiar. Como sabem está cá uma força da CEDEAO, a Ecomib", força de alerta rápida da comunidade da África Ocidental, sublinhou Indjai, que se recusou a comentar a situação política do país.
"Somos militares, não nos imiscuímos em assuntos políticos. Uma coisa é certa, falou-se que as eleições serão ainda este ano, em novembro. Que Deus nos ajude a fazer eleições em novembro", observou o chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, rejeitando responder a outras questões dos jornalistas.
O comodoro Oyedele, da Nigéria é o chefe da missão militar nigeriana composta por quatro graduados que estão a avaliar as necessidades imediatas das Forças Armadas da Guiné-Bissau.
Em meados de Abril, António Indjai foi acusado pelo procurador de Manhattan de participar numa operação internacional de tráfico de droga e armas, fazendo da Guiné-Bissau "um ponto de passagem para pessoas que se acredita serem terroristas e narcotraficantes".
"Tal como tantos altos responsáveis alegadamente corruptos, [Indjai] vendeu-se a si e ao seu país por um preço", referiu então um comunicado da procuradoria.
No entanto, o militar tem rejeitado sempre as acusações feitas pelas autoridades norte-americanas, que já prenderam o ex-chefe da Armada Bubo Na Tchuto durante uma operação contra o narcotráfico no Golfo da Guiné.rtp

G.BISSAU

VEJAM SÓ O QUÊ QUE O NOSSO ANTÓNIO INJAI ANDOU AFAZER NA GUINÉ-BISSAU COM FARDA MILITAR.

ASSIM É QUE SE SERVE A PÁTRIA, SENHOR GENERAL???!!!

Foto de arquivo (foto AP)

G.BISSAU

FORMAR UM "NOVO GOVERNO"PARA EVITAR PROBLEMAS NO FUTURO PRÓXIMO.
O PRÓPRIO SERIFO NHAMADJO PODE VIR A SER CAPTURADO PELOS HOMENS DA DEA ANTES DAS ELEIÇÕES PORQUE O SEU NOME CONSTA NA LISTA DOS 5(CINCO) POLÍTICOS ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE DROGAS E DE ARMAS PERIGOSAS PARA OS REBELDES DA COLOMBIA.É PRECISO FORMAR UM GOVERNO COMPOSTO POR GENTES DE MÃOS LIMPAS."QUEM AVISA ,AMIGO É."TPanaque

G.BISSAU

SERIFO NHAMADJO É UM "FLOP"TPanaque

G.BISSAU

ANTÓNIO INJAI JÁ SE FOI EMBORA OU AINDA NÃO ???!!! TPanaque