sábado, 25 de agosto de 2012

RAP DA GUINÉ-BISSAU FAZ SUCESSO NO BRASIL


O duo Seven Lox

GUINÉ-BISSAU

Rap da Guiné-Bissau faz sucesso no Brasil

Devido aos conflitos armados e problemas políticos na República de Guiné-Bissau, na década de 90, dois jovens estudantes decidiram tentar uma nova vida em outro continente. O destino escolhido? O Brasil. E a música.
Os conflitos armados e problemas internos ocorridos na Guiné-Bissau, levaram muitos guineenses a emigrar para o Brasil em busca de uma vida melhor. Há dez anos, que vicem na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, dois amigos guineenses, Len Ferreira, de 25 anos e Dima Riztocrat, de 27, que juntaram suas afinidades musicais e montaram uma banda – de nome Seven Lox. Pois junto com os estudos, tinha surgido a paixão partilhada pela música, que faz da dupla de rappers, uma das bandas mais conhecidas no sul do Brasil.
Lenzo e Riztocrat formaram a banda no Sul do Brasil
Lenzo e Riztocrat formaram a banda no Sul do Brasil
Len Ferreira, ou "Lenzo", como é conhecido no mundo artístico, é formado em Turismo, mas é através da música que desenvolve seu trabalho. O rapper revelou à DW África qual foi sua primeira impressão ao pisar em solo brasileiro, em 2001: “Apesar do nosso país ser pobre, a gente não viu mendigos, foi uma coisa que me chamou muito a atenção”.
Dez anos sem ver a família nem a pátria
O novo trabalho dos Seven Lox
O novo trabalho dos Seven Lox
Há 10 anos sem viajar para a Guiné-Bissau, devido aos estudos e muito trabalho no Brasil, Lenzo lembra-se com muita emoção de sua família, que lá ficou: “O que mais senti falta foi de familiares que me pudessem apoiar. Aqui estou com os amigos, mas o tratamento com amigos ou familiares é diferente”. Já no aspeto cultural, o rapper revela do que sente saudades do modo de vida na Guiné-Bissau: Não precisa de muito para viver. A galera se contenta com menos. Acho que é o nosso jeito de ser, a nossa cultura, são essas coisas assim que eu sinto mais falta”.
A vida expressa na música
O crescimento económico do Brasil atrai muitos emigrantes
O crescimento económico do Brasil atrai muitos emigrantes
Dima Riztocrat, de 27 anos, nasceu na Ucrânia, Europa Oriental. É filho de guineenses e morou a vida toda na Guiné-Bissau. O rapper Riztocrat é amigo de Lenzo desde os tempos de escola. Reencontraram-se no Brasil, em 2002, e do encontro surgiu a banda Seven Lox. Segundo o músico, as letras compostas pela banda não se limitam a temas como carros, mulheres e bebidas: “A gente aborda uma diversidade de temas. Basicamente cantamos sobre o que a gente vive, como a maior parte dos artistas faz”.
Em 2005, Seven Lox lançou o seu primeiro álbum, ao qual deu o nome da banda. Atualmente, o grupo se apresenta no interior do Estado do Rio Grande do Sul, além de nalgumas capitais brasileiras, como Florianópolis, Curitiba e São Paulo.
Autor: Luciano Nagel (Porto Alegre)
Edição: Cristina Krippahl/António Rocha

NUM CENÁRIO "FILHO DA PUTA",SEMPRE APARECE UM "FILHO DA PUTA" E GRANDE "VIGARISTA" COMO SALVADOR DA PATRIA.É O CASO CONCRETO DO NOSSO NOVO PROCURADOR DA REPÚBLICA. MAS QUE GRANDE SALVADOR DA PÁTRIA...!!!

 O VIGARISTA!!! 

GUINÉ-BISSAU-SERIFO NHAMADJO NÃO PASSA DE UM "CAMELO".DESERTOU-SE DO PAIGC COMO CAMELO E METEU-SE NO GOLPE COMO CAMELO.ELE NÃO TEM NADA DE INTELIGÊNCIA ...NÃO VALE NADA...!!!

GUINÉ-BISSAU: VERDADEIRO KUMBA IALA,IMPREVISÍVEL, DIFÍCIL DE CONTROLAR E GOZA DE COBERTURA DOS MILITARES. ATÉ QUANDO...??? O Nº 666 DA GUINÉ-BISSAU.