domingo, 30 de junho de 2013

G.BISSAU

                                       PAIGC

G.BISSAU

"O PAIGC RESOLVEU FAZER ESCOLHA POR CONVENIÊNCIA"

G.BISSAU

"Refugiado da guerra na Guiné Bissau é um bailarino de excelência em Lisboa"

Aos 15 anos Samba Injai trabalha para vir a ser bailarino profissional. É aluno do Conservatório de Lisboa, conseguiu entrar para a Royal Ballet Scholl, em Londres, mas falta-lhe dinheiro para concretizar o sonho. O percurso de Samba Injai começou na Guiné Bissau quando a mãe fugia da guerra. Em Portugal vive, desde os 3 anos na Fundação "O Século".

MUNDO

"DJUMBULMANI NA BALIZA DI BASS"

"A UE quer esclarecimentos sobre as suspeitas de espionagem feitas pelos EUA, ontem revelada pela revista alemã Der Spiegel.
Ao jornal inglês "The Guardian", Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, afirmou que, se se confirmasse que as revelações pela feitas pela Der Spiegel são verdadeiras, haveria um "grave impacto" nas relações entre a UE e os EUA  
O chefe da delegação da União Europeia nos EUA disse hoje à Lusa que o caso noticiado de alegada espionagem da CIA à UE está a ser acompanhado pelo Serviço Europeu de Ação Externa, em Bruxelas.  Já Martin Schulz defende que as suspeitas devem ser "profundamente clarificadas".
A edição deste fim-de-semana da revista alemã Der Spiegel, que cita documentos do ex-colaborador da Agência Central de Inteligência norte-americana Edward Snowden, acusado pelos EUA de espionagem, revela que a CIA espiou as representações da União Europeia nos Estados Unidos.

Serviço Europeu de Ação Externa acompanha caso 


Questionado pela Lusa sobre de que forma os factos relatados na revista, citada no sábado pela agência noticiosa francesa AFP, poderiam afetar as relações entre a UE e os Estados Unidos, o embaixador João Vale de Almeida, chefe da delegação da União Europeia nos EUA, em Washington, respondeu por e-mail, através do seu assessor, que o assunto está a ser acompanhado pelo Serviço Europeu de Ação Externa, em Bruxelas.
"Esta questão está a ser gerida de uma maneira centralizada, uma vez que se refere a várias entidades da UE. Atuarei conforme instruções", adiantou o diplomata, em mensagem publicada na sua conta no Twitter. 
A Lusa aguarda uma resposta do Serviço Europeu de Ação Externa, uma espécie de Ministério dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
De acordo com a revista Der Spiegel, um documento da CIA de setembro de 2010, classificado como "extremamente confidencial", descreve como a secreta norte-americana espiava a representação diplomática da União Europeia em Washington: o método usado implicava não só o uso de microfones instalados no edifício, mas também o recurso à infiltração na rede informática, que lhe permitia ler correios eletrónicos e documentação interna.

Peritos detetaram escutas 


A representação da UE nas Nações Unidas também foi espiada da mesma maneira, segundo os documentos da CIA, nos quais os europeus são designados explicitamente como "alvos a atacar".
A revista adianta que, há mais de cinco anos, peritos em segurança da UE descobriram um sistema de escutas na rede telefónica e de Internet da sede do Conselho da União Europeia, em Bruxelas.
À Der Spiegel, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que, a confirmarem-se os factos relatados, é "um escândalo gigantesco", que "lesaria consideravelmente as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos".
Na quarta-feira, a UE pediu aos EUA, "tão rápido quanto possível", respostas às suas questões sobre o programa de vigilância secreto norte-americano Prism, divulgado por Edward Snowden."

G.BISSAU

                                   MINA DE OURO
                                
"O treinador Paulo Torres considerou este domingo que a Guiné-Bissau é uma "mina de ouro" de jogadores de futebol, sando como exemplo o facto de competirem no campeonato do mundo de Sub-20 cinco guineenses pelas cores da seleção nacional portuguesa.

"Não é novidade nenhuma que a Guiné-Bissau é uma mina de ouro de jogadores. É um mercado que se está a desenvolver e para o qual os clubes europeus têm de ter muita atenção, pois está a tornar-se muito apetecível", disse à agência Lusa o antigo campeão do mundo de Sub-20 em 1991, atual conselheiro técnico do Sporting de Bissau.

O antigo defesa esquerdo do Sporting Clube de Portugal frisou que, no futuro, os jogadores guineenses vão ser muito cobiçados, situação que afirma já estar acontecer atualmente ao nível dos escalões de formação.

Segundo Paulo Torres, "existem, neste momento, muitos jogadores com qualidade para representar os clubes grandes portugueses", dando o exemplo de dois jogadores jovens do Sporting de Bissau, Valdemar e Jessi, que estão na iminência de se transferirem para Portugal.

Sobre trabalho que está a desenvolver no Sporting de Bissau há cerca de uma ano, juntamente com o adjunto Paulo Russo, o técnico português sublinhou que aquele clube é, atualmente, o único clube do país com todas as modalidades e uma estrutura organizativa idêntica à das equipas europeias.

"Estamos a fazer uma reestruturação do funcionamento do clube de modo a aproximar-se das estruturas europeias", salientou Paulo Torres, que fala de um Sporting de Bissau num patamar cima dos outros emblemas guineenses.

"É um clube com condições muito boas, que dá alimentação aos jogadores, faz exames médicos e tem uma estrutura organizada e com os dirigentes muito próximos dos atletas", acrescentou.

Paulo Torres precisou que está a ser "desenvolvido um trabalho muito bem feito, que se deve em muito ao presidente do clube Hussein Farath, pela sua capacidade, gosto e dedicação".

Considerando que se trata de um projeto aliciante, embora a sua colaboração seja oferecida "sem custos", o treinador português adiantou que tem um modelo para implementar que vai desde as escolinhas até aos seniores.

Em breve, segundo Paulo Torres, o Sporting de Bissau vai apresentar uma página da Internet, que está ainda em construção, para mostrar "toda a organização do clube e dar notícias diariamente sobre os escalões de formação e das m"odalidades desenvolvidas".

"Estou empenhado em que as pessoas saibam que a Guiné-Bissau tem organização, atletas de grande qualidade e dirigentes com capacidades, como é o caso do presidente Hussein Farath, um homem disciplinado e organizado", sublinhou o antigo lateral esquerdo leonino.