sexta-feira, 17 de agosto de 2012

GUINÉ-BISSAU: JÁ CHEGAMOS A ESSE PONTO...??? vejam a história...


Guiné-Bissau: Jovens preocupados com presença de soldados africanos

O secretário executivo do Fórum Nacional da Juventude e População da Guiné-Bissau disse hoje à agência Lusa que a sua organização está preocupada com a presença no país de soldados de países da África Ocidental.
A preocupação de Silvino Mendonça prende-se com "as consequências óbvias" que a presença de soldados da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) poderão ter para a juventude guineense, nomeadamente na camada feminina.
As gravidezes precoces ou indesejadas, bem como as infecções com doenças sexualmente transmissíveis são as preocupações que afligem Silvino Mendonça e daí o alerta do fórum.
Organização criada pelos jovens guineenses nos anos 90 mas reconhecida pelo Governo, a quase totalidade das actividades do Fórum da Juventude e População é financiada pelo FNUAP (Fundo das Nações Unidas para População).
A preocupação de Silvino Mendonça, enquanto líder do fórum prende-se com "as experiências do passado" vividas com a presença de soldados angolanos da Missang (Missão técnica angolana para o apoio à reforma do sector militar da Guiné-Bissau).
"Com a presença da Missang aqui, tivemos as nossas irmãs e colegas com situações de gravidezes precoces ou indesejadas, sem falar de infecções, porque isso requer confirmação médica", observou Silvino Mendonça.
O responsável pelo fórum disse que a organização pretende alertar os jovens e os guineenses em geral sobre os riscos que existem sobretudo nas zonas de acantonamento dos soldados da CEDEAO.
Cerca de 600 soldados vindos do Senegal, Togo, Burquina-Faso e Nigéria, constituem uma força da CEDEAO enviada para assegurar o processo de transição em curso na Guiné-Bissau na sequência do golpe de Estado militar de 12 de Abril passado.
Com o objectivo de sensibilizar os jovens, principalmente as raparigas, o Fórum da Juventude e População está a levar a cabo uma acção de formação em Nhacra, arredores do quartel de Cumeré (onde estão estacionados os soldados da CEDEAO) na qual participam 14 activistas desta organização.
Uma outra acção de formação está a também a decorrer em Bissau desta feita com 11 activistas. Os activistas formados em Nhacra e Bissau irão depois transmitir a informação para mais jovens.
De acordo com Silvino Mendonça, a ideia é consciencializar o maior número de jovens, sobretudo as raparigas, dos locais onde os soldados passam mais tempo.
fonte: A Nação

PARECE QUE... "O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO."NÃO FAÇA OU DESEJE AOS OUTROS O QUE NÃO... vejam a história...

Caso Roberto Ferreira Cacheu
Guiné-Bissau: Ministro da Presidência do Conselho de Ministros ouvido na Procuradoria-geral da República
2012-08-17 12:04:09
 

Bissau – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Vaz, foi ouvido na Procuradoria-geral da República. Trata-se do primeiro político e membro do actual Governo escutado no âmbito do processo de investigação sobre o alegado desaparecimento do deputado guineense Roberto Ferreira Cacheu, acusado de participar na tentativa de golpe de Estado de 26 de Dezembro.
Fernando Vaz, que recentemente proferiu discursos sobre o caso, ao ponto de levar jornalistas e diplomatas ao local onde se aludiu que o deputado teria sido enterrado, foi ouvido hoje na qualidade de declarante, revelou o ministro à saída da sessão de audição.

«Estou aqui na qualidade declarante, não de suspeito, não de uma outra condição, somente como declarante», referiu, dizendo ainda que não podia indicar aquilo que disse ao magistrado detentor do processo, sob alegação de segredo de justiça.

Fernando Vaz manifesta-se, por outro lado, disponível para voltar mais vezes ao Ministério Público, caso for solicitado, tendo se prontificado a colaborar com a justiça para o apuramento dos factos que destapem a verdade sobre o caso.

O caso que remota ao ano passado e foi recentemente despoletado pela família e mais tarde encarado pela justiça, que já começou a ouvir as pessoas consideradas directa ou indirectamente cruciais na investigação em curso.

Sobre esta situação, a actual direcção dos Serviços de Informação de Estado deteve, por algumas semanas, antigos responsáveis da mesma estrutura, sob acusação de envolvimento na morte do deputado.

O caso assumiu outro rumo e outra natureza de investigação devido ao Ministério Publico, que segundo dados disponíveis, tem em agenda a audição de um dos membros da família de Roberto Ferreira Cacheu.

GUINÉ-BISSAU: "UMA EMENTA COM MUITO GOSTO PARA SERIFO NHAMADJO E OS GOLPISTAS". PARECE-ME QUE SERIFO NHAMADJO NÃO GOSTA DE SE ALIMENTAR BEM... vejam a história...

Terça-feira, 14 de Agosto de 2012

A voz da cidadania


"Podem-me tratar de sonhador, parvo, estupido, ridículo, não me importa, vou aproveitar o direito que a Constituição me dá como cidadão, de exercer o direito de opinar sobre os problemas que dizem respeito e afligem a Republica da Guiné Bissau, fugindo o hábito da maioria que só fazem críticas, muitas vezes infundadas, sem apresentarem as soluções necessários.

Quero chamar atenção que sou neutro. Nesta minha contribuição, cingirei pura e simplesmente, em alertar os protagonistas para aproveitarem a promoção do diálogo como a arma mais eficaz, na resolução dos conflitos por mais agudos que sejam, ainda mais neste conflito que nos opõe como filhos da mesma Terra condenados a vivermos juntos. Embora martirizados pelo aqueles que julgam terem mais direito de que outros concidadãos seus, perturbando a paz social.

Portando, a proposta que apresento é para apelar a promoção de um amplo diálogo, com a participação todas as partes desavindas, a fim de alcançarmos uma paz duradoura param o nosso País. Com base no cumprimento dos preceitos Constitucionais da República da Guiné Bissau.

Proposta:

1 – A eleição da mesa da Presidência da Assembleia Nacional Popular (ANP), para terminar a Legislatura interrompida a 12 de Abril de 2012:
2 – A nomeação de um Governo sob a liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, para terminar o mandatk que lhe foi confiado pelo Povo através de eleições;
3 – A eleição de um Supremo Tribunal de Justiça (STJ):
4 – A eleição de uma nova Comissão Nacional de Eleições (CNE):
5 – A Indigitação de um Chefe Estado Maior General das Forças Armadas e e Chefes de Estado-maior dos Ramos, para o período que resta da Legislatura;
6 – A obrigatoriedade da renovação das Direções de todos os Partidos Políticos, através de Congressos e Conferencia, conforme caso de cada um dos Partidos condições prévias para participarem nas próximas eleições;
7 – Alteração da Lei Eleitoral pela ANP;
8 – Atualização dos Cadernos Eleitorais;
9 – A Realização das Eleições Legislativas e Presidenciais, simultaneamente;
10 – A Criação de uma Alta Autoridade de Fiscalização, de Prevenção, e da Resolução dos eventuais conflitos, que possam surgir doravante na República da Guiné Bissau, integrando todas as forças vivas da Nação.

Esta é uma proposta de um cidadão preocupado com os problemas da República da Guiné Bissau, sem crer magoar ninguém.

Muito obrigado

A.G.E."