sábado, 9 de junho de 2012

GUINÉ-BISSAU:GOVERNO ANGOLANO CONCLUI RETIRADA DAS FORÇAS DA MISSANGA NA GUINÉ-BISSAU


Missang
Governo angolano conclui retirada das forças da Missang na Guiné Bissau 


 
Luanda - O Governo angolano anunciou hoje, em Luanda, que concluiu a retirada integral e completa das forças da Missang do território da República da Guiné Bissau.
 
Segundo um comunicado do Governo angolano, chegado à Angop, o processo incluiu a retirada completa por via marítima e aérea de todos os efectivos militares, assim como todo o equipamento e técnica militar da Missang.
 
De acordo ainda com o documento, a retirada, concluída às 12h de hoje, foi o culminar da decisão unilateral tomada pelo Governo angolano, na eminência de previsíveis alterações político-constitucionais que se consumaram com o golpe de estado militar a 12 de Abril de 2012 na Guiné Bissau.
 
"Apesar de não ter sido concluído o programa previsto no acordo e no protocolo, por razões alheias à sua vontade, o governo angolano retirou a Missang com a firme e inequívoca convicção de dever cumprido", lê-se na nota.
 
Com efeito, ao manifestar o gesto de amizade e solidariedade de prestar a ajuda solicitada por um país irmão em dificuldade, Angola assumiu sempre e em todas as circunstâncias uma postura de estrito respeito pela independência, soberania, integridade territorial e não ingerência nos assuntos internos da Guiné Bissau.
 
 
O documento acrescenta que a Missang soube preservar a atitude de equidistância em relação a todas as partes e de não ingerência nos assuntos internos da Guiné Bissau, mantendo a frieza necessária, mesmo perante as provocações inusitadas daqueles que pretendiam justificar a ilicitude dos seus actos.
 
Assim sendo, o Executivo angolano louva a chefia, os efectivos e o pessoal administrativo da Missang, a quem exprime o seu reconhecimento pela dedicação e espírito de missão com que cumpriu exemplarmente o seu dever.
 
O governo angolano agradece o povo guineense pelo acolhimento fraterno e hospitalidade que reservou à Missang durante a sua estadia na Guiné Bissau.
 
A Missang foi estabelecida ao abrigo de um protocolo assinado entre os ministros da Defesa dos dois países, complementar a um acordo governamental ratificado pelas Assembleias Nacionais de Angola e da Guiné Bissau, no âmbito da ajuda de Angola ao Programa de Reforma das Forças Armadas Guineenses.
 
O programa, que foi interrompido, inclui a reparação de quartéis militares e esquadras policiais, a reorganização administrativa, a formação técnica e adestramento militar, bem como a formação de efectivos em instituições de ensino militar e policial em Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário