quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

G.BISSAU

BATALHA CAMPAL DENTRO DO PRS

Abel Incada foi eleito o candidato do Partido da Renovação Social (PRS) às eleições Presidenciais de 16 de Março, destronando Ibraima Sory Djalo, que reagiu negativamente ao resultado.
Abel Incada era, até aqui, um dos vice-Presidentes da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços. Foi eleito com 79 votos a favor, contra os 29 de Ibraima Sory Djalo, um dos veteranos fundadores do partido e Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP). Na corrida estavam também o empresário Baltazar Alves Cardoso e Jorge Malu, antigo Presidente da ANP.

Aparentemente revoltado com a escolha de Abel Incada como candidato oficial do PRS às Presidenciais que se avizinham, Ibraima Sory Djalo disse que o resultado tem uma «base tribal» bem patente.

«Estou de acordo com o acto eleitoral em si, mas foi uma escolha meramente tribal porque Abel Incada não estava contemplado na corrida», assegurou o actual Presidente da ANP.

Em consequência, Ibraima Sory Djalo disse que não vai aliar-se ao PRS nestas eleições. Contudo, descartou a possibilidade de concorrer às Presidenciais de forma independente ou de apoiar outra figura.

Numa primeira reacção, o empresário Abel Incada prometeu, em caso de vitória, ser um Presidente que vai pugnar-se pela separação de poderes e pautar-se pela justiça e unidade nacional.

«Os guineenses devem ter a união, pois sem a união não haverá paz e estabilidade. Aliás, durante a luta de libertação nacional, Amílcar Cabral promoveu uma cultura de união, onde não se sentia o divisionismo tribal ou religioso», referiu o candidato oficial do PRS às Presidenciais de 16 de Março.

Alberto Nambeia, Presidente do PRS, afirmou que não há vencidos nem vencedores, apelando à tolerância e compreensão de Ibraima Sory Djalo face ao cenário que envolveu a escolha de Incada.

Nambeia lembrou ainda que a «regra» democrática foi a expressão máxima e, por isso, apelou ao envolvimento político de todos os dirigentes e militantes do partido, congregando-se à volta do seu candidato.

B.Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário